domingo, 24 de fevereiro de 2013

Aula #005 - Naturalismo, Fotografia, Realismo e Japonismo


Final do século XIX, estamos nos aproximando do momento de ruptura com a arte acadêmica, com os primeiros esboços de uma arte moderna. Já vemos prenúncios de uma nova estética com o advento do realismo, logo após o surgimento da fotografia.

NATURALISMO - A arte retrata fielmente as paisagens urbanas e suburbanas e seus personagens são pessoas comuns. O artista pinta o mundo como o vê, sem idealizaçoes ou posições ideológicas. Principais Artistas: Théodore Rousseau, Camille Corot.

INVENÇÃO DA FOTOGRAFIA - Não foi apenas um novo jeito de fazer imagens. Foi um novo jeito de ver e representar o mundo. Ao longo do século XIX, ela firmou-se como arte e influenciou a busca por novos estilos entre outras formas de expressão. Com a força da fotografia na representação da
realidade, a pintura passou a buscar outros temas e motivos, que
transcenderam o pictorialismo.

REALISMO - Se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. O europeu, que tinha aprendido a utilizar o conhecimento científico e a técnica para interpretar e dominar a natureza, convenceu-se de que precisava ser realista, inclusive em suas criações artísticas, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade. A industrialização consolidou a ascensão de uma classe-média industrial, bem como o estabelecimento de uma classe de trabalhadores sujeitos à duras condições de trabalho, que incluíam pesadas jornadas e o trabalho infantil.
O artista realista buscava uma nova forma de retratar o mundo (opondo-se ao Classicismo e ao Romantismo), utilizando a vida cotidiana e as novas condições sociais e de trabalho como motivos.

ARQUITETURA REALISTA - Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos. Elas precisam de fábricas, estações, ferroviárias, armazéns, lojas, bibliotecas, escolas, hospitais e moradias, tanto para os operários quanto para a nova burguesia. 
Em 1889, Gustavo Eiffel levanta, em Paris, a Torre Eiffel, hoje logotipo da "Cidade Luz".

PRINCIPAIS ARTISTAS - Uma geração de artistas com um olhar crítico sobre essa nova ordem social na era industrial. A ousadia de Gustave Courbet; o olhar piedoso sobre as camadas pobres, de Jean-François Millet; o olhar satírico do pai da caricatura Honoré Daumier; e o Pai da arte moderna, Edouard Manet, que atualizou temas, cores e estilo nas pinturas, retratou a vida contemporânea com um visão crítica e abraçou as inovações do olhar fotográfico, abrindo caminho para os impressionistas.

JAPONISMO - Com as exposições internacionais, o europeu tem contato com outras culturas e se encanta com as gravuras Japonesas e chinesas, que viram uma "febre" de consumo. A síntese no traçado, o uso das cores complementares como elemento de foco visual, associados ao foco e enquadramento fotográfico, dão origem à arte moderna.

O link para baixar a apresentação vista em sala: "005_naturalismo_realismo".

O Texto com atividade AINDA É O MESMO. Está aqui o link novamente... é só clicar em "texto_ativ_02_hist_art_3EM". Este texto contém material sobre Neoclassicismo, Romantismo, Missão Francesa e Realismo. Vale para as aulas anteriores e para esta aula.

Mas você TAMBÉM DEVE BAIXAR O TEXTO "texto_ativ_03_hist_art_3EM", que contém o impacto do surgimento da fotografia nas artes, cutas respostas também deverão ser entregues em folha de tarefas.

Seguem dois vídeos, dos mesmos professores já citados nas aulas anteriores, para complementar seus estudos. Acrescento um vídeo sobra a história da fotografia e outro video/slideshow repleto de pinturas japonesas do século XIX.

Realismo - Fulvio Pacheco
Vídeo com ênfase na pintura realista.



O Realismo - Luis Carlos Pellano
Principais artistas, com pinceladas na literatura e teatro. Destaque para os pintores brasileiros Belmiro de Almeida e Almeida Júnior.



História da Fotografia
Trecho de documentário exibido pela TV Câmara, postado no canal de Maria Angela Di Sessa, fotógrafa e produtora cultural paulista, especialista em fotoarquivo, editorial e arquitetura.



Warabi Gami. Takashi Hirayasu & Yoshikawa Chuei
Slideshow sobre gravuras japonesas do século XIX.



Abraço!

Fabio Vicente




Nenhum comentário:

Postar um comentário