sábado, 23 de fevereiro de 2013

Aula #003: Academicismo - Neoclassicismo


Olá, criaturas!

Poderíamos começar nossos estudos a partir da pré-história e seguir uma linha cronológica... mas optei por começar por uma arte mais clássica, mais facilmente compreendida como forma de expressão artística, por ser um momento chave de mudança: o auge da representação mimética da natureza, do processo de individualização do artista e do surgimento das belas artes e por ser o estilo que será substituído pela Arte Moderna, a partir do surgimento da fotografia. Assim, vamos tentar sintetizar os pontos fundamentais do Estilo Neoclássico, que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, a qual assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.

Para entender o Neoclassicismo é necessário:

- Saber diferenciar arte Clássica de Não-clássica, identificar o Neoclassicismo como o início do academicismo - que antecedeu a arte moderna - e estudar suas características.

Características:

- Surgido na Europa no século XVIII e em parte do século XIX, defendia o ressurgimento da arte clássica (grego-romana e renascentista) como modelo de equilíbrio, proporção e clareza.
- A Arte deveria ser aprendida em escolas de arte por meio de regras comunicáveis: o projeto, o desenho de construção, as exatidão geométrica e matemática, a cópia de modelos clássicos.
- Defendiam o resgate da cultura heroica e dos estilos festivos das decorações presentes nos tempos da Roma e da Grécia.
- Escultores como i italiano Antônio Canova, dedicaram-se a representação de imagens mitológicas ou representações heróicas de clérigos, governantes ou pessoas da alta sociedade, através de bustos, estátuas ou grandes conjuntos escultóricos em mausoléus.
- Na pintura, os modelos clássicos passam a representar a sociedade pós Revolução Francesa, seus valores e costumes e a simplicidade dos trajes e decorações da época. Destaque para a pintura de Jacçques-Louis David, pintor da corte de Napoleão, que desenvolveu seu estilo em inúmeras viagens à Itália, e a uma geração de seguidores do novo estilo, criados nas academias de arte, como Jean-Auguste Dominique Ingres e o próprio Debret, que trouxe o estilo para o Brasil.
- A necessidade de construção de novas escolas, hospitais, edifícios públicos, museus, etc. surgida após as revoluções Francesa e Industrial, somaram o estilo racionalista em moda com as ambições da ascendente burguesia, fazendo surgir uma arquitetura elegante e monumental. A arquitetura Neoclássica retoma as escadarias, o frontão triangular e as colunas Gregas, as cúpulas Romanas e as inovações rquitetônicas da Renascença Italiana.
- No Brasil, vemos os ecos do neoclassicismo nas origens do academicismo, após a chegada da Família Real, no século XIX, sobretudo nas obras de grandes artistas, como Nicolas Taunay (1755 – 1830), e Debret (1768 – 1848).
- Podemos ver algumas obras da arquitetura Neoclássica por aqui, como a antiga Alfândega, que hoje é a Casa França-Brasil, e o Solar Grandjean de Montigny. O estilo perdurou na moda até o início do século XX e influenciou uma geração de arquitetos como Ramos de Azevedo, que abusou do estilo em construções como a Pinacoteca do Estado e o Teatro Municipal de São Paulo.

Para maiores detalhes é só baixar a apresentação vista em sala, clicando em "003_arte_academica_neoclassicismo" e o Texto com atividades deve ser baixado, clicando em "texto_ativ_02_hist_art_3EM". Este texto contém material sobre Neoclassicismo, Romantismo, Missão Francesa e Realismo. Vale para esta e para as próximas aulas.

Baixar e entregar somente as respostas em folhas de atividade.

A seguir dois videos que pincei no Youtube para complementar os estudos.

Neoclassicismo - Prof. Fulvio Pacheco

Resumo geral do estilo neoclássico, abordando o estilo na Europa e a chegada no Brasil, através de Debret. Fulvio Pacheco é Desenhista de Quadrinhos e Professor de Artes (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, Centro Guido Viaro, FAMEC, Pós Opet, Pós-Bagozzi, Assunção e Gibiteca de Curitiba). Possui um canal bacana no You Tube e uma página no blogger, onde publica seus trabalhos.



Arquitetura Neoclássica - Prof. Luís Carlos Capellano

Vídeo sobre arquitetura neoclássica repleto de exemplos brasileiros.
Luís Carlos Cappellano é Educador, do nível fundamental até o superior, com mais de 20 anos de experiência. Possui graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Ciências e Letras Plinio Augusto do Amaral (1995) e graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Atualmente é professor efetivo 3 da Prefeitura Municipal de Campinas - Secretaria Municipal de Educação, atuando como Coordenador do Programa Mais Educação (MEC/SME) e do Comitê Metropolitano de Educação Integral da RMC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: artes, educação, pintura, sexualidade humana e discriminação. Possui um canal no Youtube e um site pessoal bem detalhado sobre suas atividades científicas e artísticas.



Curiosidade arquitetônica: Forte influência da arquitetura neoclássica foi a descoberta arqueológica das cidades italianas de Pompéia e Herculano que, no ano de 79 a.C.,  foram cobertas pelas lavas do vulcão Vesúvio. Diante daquelas construções, num erro de interpretação, os historiadores de arte acreditavam que os edifícios gregos eram recobertos com mármore branco, ocasionando a construção de tantos edifícios brancos. Exemplo: Casa Branca dos Estados Unidos.

Bons estudos!

Fabio Vicente

Um comentário: