domingo, 24 de fevereiro de 2013

Aula #004: Academicismo - Romantismo.


Olá, criaturas!

Nesta aula tentamos sintetizar os pontos fundamentais do Estilo Romântico, que expressou os conflitos da emergente burguesia, ora a exaltando, ora protestando contra seus mecanismos (ambiguidade: arte é sagrada ou negócio?).

Mudanças Sociais políticas e culturais - séculos XVIII/XIX:
- Revolução Industrial: novos inventos, aumento de produção, divisão do trabalho, especialização da mão-de-obra, surgimento do proletariado.
- Revolução Francesa: busca de uma sociedade mais harmônica, fim dos privilégios, respeito aos direitos individuais (Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão).
- Atividade artística tornou-se complexa: tentativa de libertar das convenções acadêmicas em favor da livre expressão do artista.

Características gerais: valorização dos sentimentos e da imaginação; nacionalismo; valorização da natureza; e os sentimentos do presente(Liberdade, Igualdade e Fraternidade). O romantismo iniciou-se na literatura e na filosofia e se espalhou pelas outras artes. 

ARQUITETURA E ESCULTURA - permanência do estilo neoclássico, mas com forte influência do estilo gótico medieval, gerando o neogótico.

PINTURA - Características: Aproximação das formas barrocas; Composição em diagonal (instabilidade e dinamismo); valorização das cores e do claro-escuro; e Dramaticidade. Temática: Fatos reais da história nacional e contemporânea da vida dos artistas; natureza revelando um dinamismo equivalente as emoções humanas; e Mitologia Grega. Principais artistas: Goya, Turner, Delacroix.

Como de costume é só baixar a apresentação vista em sala, clicando em "004_arte_academica_romantismo".

O texto com atividade AINDA É O MESMO. Está aqui o link novamente... é só clicar em "texto_ativ_02_hist_art_3EM". Este texto contém material sobre Neoclassicismo, Romantismo, Missão Francesa e Realismo. Vale para a aula anterior, para esta e para as próximas aulas.

Mais uma vez, peguei alguns vídeos dos mesmos dois professores citados na aula anterior, que têm páginas no Youtube: Fulvio Pacheco e Luiz Carlos Pellano

Romantismo - Fulvio Pacheco
Características gerais, principais pintores e leitura de algumas obras. Destaque para o pintor brasileiro Victor Meirelles.



Arquitetura do Romantismo - o Neogótico - Luiz Carlos Pellano
O estilo que revisita o gótico e o barroco.



O Brasil dos Viajantes - Luiz Carlos Pellano
A introdução do academicismo no Brasil: as missões artísticas holandesa e francesa e os pintores viajantes.



A Arte do Século XIX - Luiz Carlos Pellano
Um passeio pela arte do século XIX abordando movimentos que vão cair na avaliação trimestral, o Academicismo (Neoclássico, Romantismo, Realismo) e outros temas futuros como o Impressionismo e o Pós Impressionismo. Importante: ignorar a classificação de Van Gogh como expressionista. Ele é pós-impressionista. Sua pintura é precursora do movimento moderno expressionismo, pois tem características semelhantes... um erro comum de classificação. Abordaremos isso em outras aulas.



Curiosidade: A palavra romantismo designa uma maneira de se comportar, de agir, de interpretar a realidade. O comportamento romântico caracteriza-se pelo sonho, por uma atitude emotiva diante das coisas e esse comportamento pode ocorrer em qualquer tempo da história. Romantismo designa uma tendência geral da vida e da arte; portanto, nomeia um sistema, um estilo delimitado no tempo.

Abraço e bons estudos!

Fabio Vicente



Nenhum comentário:

Postar um comentário