terça-feira, 30 de julho de 2013

Aula #015d: Idade Média - Arte Gótica.

Baixe uma apresentação exclusiva sobre o tema, clicando em "020_arte_gotica.ppt".
O link para o texto com atividades ainda é o mesmo: "2013_texto_ativ_09_hist_art_3EM.pdf".

O resumo, conforme anunciei na última postagem, foi pinçado do site Infoescola e do blog  Essas e Outras, e é um guia pra organizar suas anotações.

Arte Gótica

A Arte Gótica se desenvolveu na Europa entre os séculos XII e XV e foi uma das mais importantes da Idade Média, junto com a Arte Românica. Ela teve grande influencia do forte Teocentrismo medieval ao mesmo tempo que presenciou grandes mudanças que aconteceram na época.

Logo no início desse período o homem via Deus como centro do universo e praticamente toda a produção artística era religiosa. A arquitetura, pintura e as esculturas representavam cenas bíblicas, anjos e santos.

Com as mudanças que ocorreram no período, o crescimento do comércio, o êxodo rural e a valorização da burguesia e a mudança na mentalidade popular, o reflexo foi sentido na produção artística. A arquitetura passou a valorizar a verticalidade e o uso de arcos e orgivas.

As igrejas passaram a ser mais altas, com longas torres e vitrais  coloridos. O uso de pilares e fachadas com três portais também inovaram a arquitetura. O uso de uma rosácea sobre o portal central se tornou o verdadeiro símbolo da Arte Gótica.

Dentro das igrejas ainda existiam esculturas e afrescos que buscavam representar a figura humana com maior realismo possível. Por isso eram feitos muitos painéis e os manuscritos tinha detalhes de iluminuras, outro símbolo do período. Dois grandes pintores góticos foram Giotto e Jan Va Eyck.

Com as grandes transformações ideológicas, sociais e literárias a arte também se alterou. A visão do homem em relação a sua posição no universo e o surgimento do sentimento individualista que caracterizou o Renascimento  podem ser observados nas pinturas do fim do período artístico gótico.

Arte Gótica - Por Fernando Rebouças

A arte gótica é considerada o último estilo de arte medieval e o ponto de transição entre as restrições da arte medieval anterior a sua fase e a arte do Renascimento que estava por vir, e que traria a liberdade.
Na expressão da arte gótica  em sua época, Deus não estaria mais isolado e imune do mundo, haveria a concepção de que toda a realidade tem ligação com a existência de Deus. O grande monumento da arte gótica é a Catedral, edificações monumentais construídas no centro das cidades, em formato vertical no sentido de querer alcançar os céus.

Dentro das Catedrais foram construídos os vitrais, que transformavam a luz exterior em iluminação interna ambientalizada para a fé. A arte gótica é marcada pela sua leveza e verticalidade, fatores que influenciarão na liberdade artística que se expandirá na arte Renascentista.

Vale lembrar que o conceito de belo no Renascimento  assume um caráter lógico, ou seja, uma obra para ser bela necessita de ser assimétrica, proporcional entre os seus detalhes sob o ponto de vista matemático, tudo na qualidade artística é racional. No renascimento há o surgimento do conceito de gênio, e a arte passa a ser objeto de publicidade por parte do poder, principalmente pelo religioso, o que aumentou a procura por grandes artistas como Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Rafael.

Segue vídeo sobre o tema, pinçado do canal da Professora Eliane Gomes que vocês já conhecem de postagens anteriores.


Abraço!

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário