terça-feira, 30 de julho de 2013

Aula #015c: Idade Média - Arte Românica.

Baixe uma apresentação exclusiva sobre o tema, clicando em "019_arte_romanica.ppt".
O link para o texto com atividades ainda é o mesmo: "2013_texto_ativ_09_hist_art_3EM.pdf".

O resumo, conforme anunciei anteriormente, foi pinçado do site Infoescola e do blog  Essas e Outras, e é um guia pra organizar suas anotações.

Arte Românica Por Fernando Rebouças

No império romano havia a Roma Oriental (Constantinopla) e a Roma Ocidental. Na região Oriental, a arte bizantina era cercada por um povo que defendia a iconoclastia, ou seja, a repulsa de manifestar a fé através de esculturas; os templos eram pobres por fora, mas ricos por dentro, pois assim simbolizava como deveria ser o ser humano.
Na região Ocidental desenvolvia-se a arte românica, sem ligação com a romana, a arte românica ou normanda era antigreco-romana. A arte românica não era iconoclasta, pois utilizava a esculura religiosa como forma de catequizar os fiéis analfabetos, uma arte didática. A arte românica sucede a arte “paleocristã”, sofreu influência artística de povos bárbaros como os normandos, vikings e visigodos.

Na composição de esculturas, o expressionismo greco-romano é substituído pelo objetivo informativo; os temas da arte românica foram : o cristianismo, a espiritualidade, o conflito do bem e o mal, e a salvação eterna através da igreja. Nesta fase as igrejas eram isoladas e auto-suficientes, numa condição de “Igreja independente do mundo real”.

As construções das igrejas românicas eram feitas em complexos rígidos, pesados e simétricos, predispostos como fortalezas. A entrada das igrejas eram escuras para simbolizar a treva do mundo, e iluminadas no altar para expressar que a luz e a salvação estava em Deus.

Segue vídeo sobre o tema, produzido pelos alunos da escola Guignard da UEMG, do curso de artes plásticas.

Parte1


Parte 2


Abraço!

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário