terça-feira, 30 de julho de 2013

Aula #015a: Idade Média - Arte Paleocristã.

Baixe uma apresentação exclusiva sobre o tema, clicando em "017_arte_paleocrista.ppt".
O link para o texto com atividades ainda é o mesmo: "2013_texto_ativ_09_hist_art_3EM.pdf".

O resumo, conforme anunciei na última postagem, foi pinçado do site Infoescola e é um guia pra organizar suas anotações.

Arte Cristã Primitiva - por Por Fernando Rebouças

Quando os ensinamentos cristãos eram perseguidos pelo poder romano, em virtude de pregar crenças contrárias ao pensamento religioso defendido por Roma, os cristãos sofriam mortes violentas em público.
Os cristãos, após a morte, eram enterrados em catacumbas, túmulos subterrâneos que recebiam cânticos, confissões e pinturas de imagem. Os cantos eram conhecidos como “salmodia” e eram incentivados por São Pedro, nos primeiros anos da Era Cristã, hoje pesquisada como música cristã referida na época como “cantus planus”.

Nas pinturas predominava o crucifixo, a âncora e o peixe. O crucifixo representava o sacrifício de Jesus Cristo; a âncora, a salvação; e o peixe, o alimento e as iniciais, em grego, do nome Jesus Cristo .

As catacumbas também, com o passara do tempo, a receber cenas bíblicas mais complexas. As pinturas e os cantos eram realizados por artistas anônimos que acreditam em suas crenças de forma simples e inicialmente sem estilos trabalhado.

A partir dos anos 300 d.C, com o reconhecimento do cristianismo  como religião pelo Estado romano, desencadeou-se uma proliferação de igrejas cristãs e consequente espaço para a expansão da arte cristã.
As primeiras igrejas cristãs receberam influências das construções romanas, tanto que o termo “basílica” até hoje usado para definir determinadas igrejas, era usado para referir prédios da administração romana.

As primeiras basílicas eram apresentavam elevado teto em três abóbodas ogivais. Ainda havia pinturas que narravam as passagens bíblicas. No início havia uma mistura de referências visuais entre as identidades cristãs e pagãs.

O Cristianismo tornou-se igreja oficial do Império romano, a partir do ano 391, fase que propiciou um maior desenvolvimento da pintura e arquitetura cristã. A oficialização ocorreu durante as ações do Imperador Teodósio.

A arte cristã viria a receber maior impulso durante o Concílio Vaticano II, no objetivo de proporcionar ao culto dignidade e beleza. A arte cristã, em cada época, absorveu um pouco de cada estilo de arte criado e desenvolvido por diversas escolas, tornando-se numa grande memória viva monumental da história das artes.

==========

Segue vídeo sobre o tema, pinçado do canal de Fabio Aquino, no Youtube. Não há informações sobre o dono do canal, mas o video está bem resumido e vale o click.


Abraço!

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário