segunda-feira, 10 de junho de 2013

Aula #014: Arte Antiga - Arte Clássica - Roma

- Senso de realismo e utilitarismo - por toda parte em que estiveram, estabeleceram colônias e construíram casas, templos, termas, aquedutos, mercados e edifícios governamentais.
- Herança - Etruscos e Gregos. Da arte etrusca, popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza. Da influência etrusca os romanos herdaram o arco e a abóbada (amplos espaços internos, com menos colunas e mais de um pavimento). Da Grécia, as estátuas decoraram os palácios dos grandes romanos. E criaram a concretagem com argamassa à base de pozzolana, que deu liberdade às formnas arquitetônicas e permitiu o surgimento do afresco - Pintura - e do mosaico - "colagem" - executados quando a argamassa ainda estava fresca.
- Princípios estéticos na arquitetura: • superposição de ordens: dórica no andar inferior, jônica no centro e coríntia no superior, formando a chamada ordem compósita; • busca do útil imediato; • grandeza material, realçando a idéia de força; • energia e sentimento de durabilidade; • predomínio do caráter sobre a beleza; • visão do colossal e do excessivo, inclusive na decoração.
- Principais construções: 1) Religião: templos; 2) Comércio e civismo: a basílica; 3) Higiene: as termas; 4) Divertimentos: o Circo (Arena) e o Teatro (Anfiteatro); 5) Monumentos decorativos: Arcos e colunas triunfais.
- Pintura - retratística e decoração parietal. Perspectiva convencional, imitação das cores por "trompe-l'oeil" e por motivos arquitetônicos ilógicos, meramente decorativos.
- Temática - cenas eróticas, cenas de magia e cenas semelhantes às do estilo francês do século XVIII.
- Escultura - Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas, por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos.

Para baixar a apresentação sobre arte na Roma Antiga, clicar em "014_roma".
Para baixar texto de apoio com questões sobre arte na Roma antiga, clicar em "2013_texto_ativ_08_hist_art_3EM".

Do material em video pinçado do Youtube temos um curta-metragem produzido por acadêmicos de Design Gráfico da Faculdade Atual da Amazônia com o objetivo de expor um resumo do que era a Arte da Roma Antiga e um documentário da página do Prof. Guiomar Lima, o qual não tenho mais nenhuma informação, mas o vídeos estão bem bacanas.

Arte Romana



Documentário Arte Romana



Abraço!

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário