- Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia.
- Enquanto os egípcios procuravam fazer uma figura realista de um homem, o escultor grego acreditava que uma estátua que representasse um homem não deveria ser apenas semelhante a um homem, mas também um objeto belo em si mesmo.
- Kouros - figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal e como peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas.
- Evolução - Períodos Arcaico, Clássico e Helenístico. O artista demonstra interesse por um naturalismo aliado à busca da perfeição geométrica - elaboração de cânones de construção anatômica baseados na cabeça como medida padrão, usados durante toda a arte clássica, renascentista e acadêmica.
- Esculturas - bronze substitui em parte o mármore - material mais resistente permitia ao artista criar figuras que expressassem melhor o movimento.
- Pintura - apareceu como elemento de decoração da arquitetura e encontrou também uma forma de realização na arte da cerâmica, a pintura vascular.
- Caracteres da arquitetura grega: Ex. Parthenon
• o predomínio da horizontal sobre a vertical;
• planta retangular;
• colunatas rodeando os edifícios;
• frontão triangular.
- A arquitetura grega possuía três ordens arquitetônicas: Dórica (colunas mais grossas de capitel de base lisa), Jônica (colunas mais delgadas com ornamentação de uma grande espiral, a Voluta) e a Coríntia (colunas mais ornamentadas em seu capitel) mais luxuosa e decorativa.
- Principais monumentos da arquitetura grega: Templos, Teatros, Ginásios e Pórticos.
- Música e Teatro - Parte essencial da educação, a música dos gregos era monódica, isto é, de uma só voz. Por ocasião dos banquetes, o canto e a dança eram o principal divertimento. Quase toda cidade grega possuía o seu teatro. Comparecer ao teatro, principalmente nos feriados religiosos, era dever do cidadão. Nesses feriados celebravam-se os feitos dos deuses com a dança e cantos em sua honra. Esses cantos eram chamados ditirambos - Como Dionísio era simbolizado pelo bode (trágos, em grego) os ditirambos eram chamados de tragédias.
Para baixar a apresentação sobre arte na Grécia Antiga, clicar em "013_grecia".
Para baixar texto de apoio com questões sobre arte na Grécia antiga, clicar em "2013_texto_ativ_07_hist_art_3EM".
Seguem vídeos sobre o tema. Pincei videos do Professor Fúlvio Pacheco e da Professora Eliane Gomes, que vocês já conhecem de postagens anteriores.
Arte Grega - Profº Fulvio Pacheco
História da Arte - Arte Grega
Fabio Vicente
Nenhum comentário:
Postar um comentário