sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aula#010: Arte Antiga - Arte Pré-Histórica

Consideramos como arte pré-histórica o conjunto de manifestações plásticas do homem, no período anterior à invenção da escrita (30.000 a 10.000 anos). Como é um período longo, se levarmos em conta a história desde o surgimento do homem, com grande variedade de produção, por povos diferentes e em locais diferentes devemos estudar as CARACTERÍSTICAS COMUNS. Assim, para uma melhor compreensão estudaremos as principais características de dois grandes períodos: o Paleolítico e o Neolítico. Segue nossa videoaula e, em seguida, alguns tópicos para complementar suas anotações.

Videoaula 001 - Arte Pré-histórica - Prof. Fabio Vicente



- Paleolítico - mais antigo - Idade da Pedra Lascada - Arte parietal: Expressões artísticas mais naturalistas – traços feitos nas paredes / mãos em negativo.
- Imagens: carregadas e com traços fortes.
- Materiais: óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais, sangue e gordura de animais..

- Neolítico - mais recente - Idade da Pedra Polida - Arte Rupestre, em abrigos de pedra - Criam técnicas de tecelagem e cerâmica - Primeiras casas
- Representação: Naturalista, se tornando cada vez mais simbólica X figuras geométricas (que não buscam imitar a natureza)- Figuras Humanas – poucos traços e cores / formas apenas sugeridas / idéia de movimento

- Temática - cotidiano. Animais, pessoas, caçadas, coleta, danças, etc. FUNÇÃO: MAGIA e RELIGIÃO.
- Processo evolutivo semelhante ao da escrita, sobretudo na escrita ideográfica.
- Ornamentos corporais - anteriores à pintura, como colares, e, depois magníficas estatuetas, como as famosas “Vênus”.

- Algumas cavernas pelo mundo, que demonstram a arte parietal::
Caverna de ALTAMIRA, Espanha, quase uma centena de desenhos feitos a 14.000 anos, foram os primeiros desenhos descobertos, em 1868. Sua autenticidade, porém, só foi reconhecida em 1902.
Caverna de LASCAUX, França, suas pinturas foram achadas em 1942, têm 17.000 anos. A cor preta, por exemplo, contém carvão moído e dióxido de manganês.
Caverna de CHAUVET, França, há ursos, panteras, cavalos, mamutes, hienas, dezenas de rinocerontes peludos e animais diversos, descoberta em 1994.
Gruta de RODÉSIA, África, com mais de 40.000 anos.

- As mais importantes pinturas rupestres do Brasil:
PEDRA PINTADA (PA), aqui, em 1996, a arqueóloga americana Anna Rosevelt achou pinturas com cerca de 11.000 anos.
PERUAÇU (MG), tem vários estilos de pinturas entre 2.000 a 10.000 anos. Exibe espetaculares desenhos geométricos.
LAGOA SANTA (MG), suas pinturas de animais, conhecidas desde 1834, têm entre 2.000 e 10.000 anos de idade.
SÃO RAIMUNDO NONATO (PI), segundo Niède Guindon, da Universidade Estadual de Campinas, possui vestígios humanos de 40.000 anos e pinturas de 15.000 anos.

- Para seu conhecimento:
A tinta de pedra é feita de cacos de minério que forneciam as cores para as pinturas rupestres: os artistas raspavam as pedras para arrancar os pigmentos coloridos, o vermelho e o amarelo vinham do minério de ferro, o preto, do manganês. Misturado com cera de abelha ou resina de árvores o pigmento virava tinta.

Para baixar a apresentação sobre pré-história usada em aula clique em: "010_pre_historia".
Para baixar a apresentação sobre a Arte Pré-cabralina usada em aula, clique em: "010_pre_hist_brasil".
Para baixar texto com atividades sobre arte na Pré-história e na Mesopotâmia, clique em "2013_texto_ativ_05_hist_art_3EM"
Para Baixar um quadro de habilidades, técnicas e materiais do homem pré-histórico, clique em "2013_texto_ativ_05a_hist_art_3EM"

Veja também este vídeo, uma aula de introdução à arte, que aborda a pré-história, com a arte-educadora e apresentadora Elaine Gomes.



Elaine Gomes, graduada em artes visuais- FAAP; mestranda em arte e comunicação - ECA-USP; Especialista em A Arte de Contar Histórias; Radialista; Escritora e Contadora de Histórias; Docente em História da Arte e Cultura na Rede Senac, criadora dos cursos O Contador de Histórias e O Professor que Conta Histórias- Senac; Video/aula docente educação a distância rede UNYCA e no www.sampa.art.br ; Arte educadora: Itaú Cultural, OCA, Bienal, Pinacoteca, CCBB; Apresentações contando histórias: Cia. Porto Seguro, Rede Senac, Rede SESC, Livrarias Cultura, Livrarias Da Vila, Escolas Públicas e Privadas, Ongs, creches e museus. Apresentadora e produtora do Programa Mundaréu Cultura e Arte pela www.culturadebolso.org ; Programa Vitrola idealizado pelo Jornalista Toninho Spessoto e Apresentadora Programa Infantil QUE HISTÓRIA É ESSA pela All TV.

Abraço!

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário