sexta-feira, 10 de maio de 2013

Aula #011 - Arte Antiga: Arte Mesopotâmica


Lembrar que a Arte Mesopotâmica não é um tema que cai com frequência em vestibulares, mas é fundamental pra fazer a ponte entre pré-historia e Egito.
A arte da Mesopotâmia desenvolveu-se ao longo de muitos séculos e de diferentes civilizações, não sendo, portanto, muito coesa em suas manifestações. A arquitetura, mais desenvolvida das artes, não era porém tão  notável quanto a egípcia. Caracterizou-se pelo exibicionismo e pelo luxo. 
Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região. O zigurate, torre de vários andares com função de templo, foi a construção característica das cidades-estados sumerianas. Nas construções, empregavam argila, ladrilhos e tijolos.
Assim como os egípcios, desenvolveram seu sistema de irrigação o que permitiu vida próspera, baseada na agricultura em grande escala.
Dominavam a metalurgia, construiram ferramentas, importantes como o arado; criaram armas, promoveram guerras; desenvolveram o uso da roda como meio de transporte; prosperaram devido as trocas comerciais e culturais.
Inventaram a escrita cuneiforme e com ela registraram e codificaram suas leis (código de Hamurabi - "Olho por olho, dente por dente"), desenvolveram a literatura épica - com Gilgamesh -, a literatura histórica - boletim de guerra assírio -, e criaram seu sistema matemático, com “base-sessenta”.

Para baixar a apresentação sobre mesopotâmia usada em aula, clique em: "011_mesopotamia".
Para baixar texto com atividades sobre arte na Pré-história e na Mesopotâmia, clique em "2013_texto_ativ_05_hist_art_3EM". É o mesmo texto da aula anterior.

Pincei no Youtube mais um vídeo, pra complementar o estudo, no canal Arte/educação:



E este outro, sobre os famosos jardins suspensos, vídeo para a disciplina de Paisagismo II, do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB/Blumenau-SC.



Abraço!

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário