domingo, 20 de março de 2016

WEBQUEST 001: PERCEPÇÃO MUSICAL

Olá, Turma!

Este webquest é voltado para os alunos dos 6ºs ao 9ºs anos do Ensino Fundamental do Colégio Brasília de São Paulo.

Reduza a conversa durante as aulas e apure seus ouvidos para os exemplos musicais exibidos na sala de arte: sua percepção musical TAMBÉM VALE NOTA!!!

Acesse nos links abaixo o material complementar à experiência e anote suas respostas na ficha entregue em sala.

1. Nas primeiras semanas de aula nos dedicamos a ouvir a banda britânica The Beatles. Qual das músicas a seguir não estava na lista executada em sala?
Dica: a música em questão é executada por Paul McCartney com voz e violão apenas e, segundo o Beatle, o personagem central da canção, o melro, pássaro negro, faz alusão aos conflitos raciais na américa nos anos 60, que culminaram com a morte de Martin Luther King.

Canção 1
Canção 2
Canção 3

2. Bach, Pachebel e Vivaldi são expoentes da música barroca. Em qual dos comerciais abaixo contém uma das músicas executadas em sala?
Dica: a música em questão é uma composição de Vivaldi que celebra uma das estações do ano.

Negresco - Nestlé
Coca-cola 2010
Sabonetes Vinólia

3. Mozart, gênio da música clássica, compôs diversas sinfonias. Em nossas aulas ouvimos duas delas. Em qual trecho de filme (James Bond, Crossroads ou Tenacious D) a seguir encontramos uma dessas composições de Mozart executadas na sala de arte?

Crossroads
James Bond - The living daylights
Tenacious D

4. No registro do show da Legião Urbana exibido em sala, há uma canção que não é de autoria da banda. Renato Russo aproveita uma pausa do especial e, conversando com o público, toca uma música de uma banda pop de Porto Rico. Transcreva o refrão dessa música.

Canção 1
Canção 2
Canção 3

5. No especial "Acústico MTV" da Legião Urbana executado em sala, a banda faz uma cover incidental de "Rise", hit da banda britânica Public Image Limited. Ouça as duas versões e explique porque a versão da Legião Urbana é considerada acústica.

Rise - Public Image Limited
On the way home/Rise - Legião Urbana

0 comentários:

Postar um comentário