quinta-feira, 5 de março de 2015

O Conhecimento Secreto

Quando começamos a explorar a arte acadêmica ficamos embasbacados com o nível de perfeccionismo nos detalhes das pinturas, não é mesmo? Recordemos que, dentre os fatores que contribuíram para isso desde o renascimento, havia o Mecenato: havia quem financiasse o trabalho artístico. O artista podia se dedicar à arte full time por ser bem remunerado (e vice-versa).

Um dado pouco explorado na história da arte é o uso da tecnologia para facilitar o ofício do artista, ou seja, se houvesse algum tipo de artifício que facilitasse a aproximação da realidade, com certeza o artista faria uso disso. Perfeição em menor tempo resultaria em melhores encomendas.

"David Hockney e o Conhecimento Secreto", Documentário da BBC de 2003, de 1h11min de duração, aproximadamente, é o resultado do estudo do artista inglês David Hockney, que pesquisou como os pintores do passado representaram o mundo de forma tão precisa... Nessa busca, descobriu que alguns artistas, ao que parece, podem ter usado a ciência da época, com espelhos e lentes como ajuda no processo de criação de suas obras-primas. Sua busca viaja no tempo e retoma a passagem do estilo tosco medieval para a perfeição dos flamencos e dos primeiros renascentistas, passeando pelo barroco e pelo academicismo, que faziam uso desses artifícios.

Assistam e ampliem sua visão sobre esta arte que nos fascina tanto, que se baseia na imitação da realidade e comecem a reconhecer o lado humano, desmistificando a aura divina, desses geniais artistas.


Bom divertimento,

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário