domingo, 3 de novembro de 2013

Aula #020: Arte Moderna: As Vanguardas Européias

Olá, Criaturas!

Complementem suas anotações com o resumo abaixo.

A palavra “vanguarda” vem do francês avant-garde (termo militar que designa o pelotão que vai à frente). Desde o início do século 20, designa aqueles que, no campo das artes ou das ideias, está à frente de seu tempo. Não satisfeitos com a produção artística de sua época  a arte acadêmica, que se limitava a imitar o mundo à nossa volta -, artistas de vanguarda buscam novos recursos estilísticos, novas formas de expressão em suas composições.

Expressionismo: É o movimento característico da arte moderna -influencia todos os demais -, tem como herança a arte do final do século 19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a materialização criativa (na tela ou no papel) de imagens geradas no mundo interior do artista, fazendo uso da deformação, da simplificação, da geometrização, do exagero e do uso emocional da cor. O expressionismo não foi um movimento homogêneo, mas de uma grande diversidade estilística: houve um expressionismo modernista (Munch), fauvista (Rouault e Matisse), cubista e futurista (Die Brücke), surrealista (Klee), abstrato (Kandinsky), etc. Embora o seu maior centro de difusão fosse na Alemanha, também foi percebido em outros artistas europeus (Modigliani, Chagall, Soutine, Permeke) e americanos (Orozco, Rivera, Siqueiros, Portinari). Trata-se de uma coleção de grupos de artistas que buscavam uma linguagem expressiva através da estilização.

Abstracionismo: Abstração é o limite da expressão, a fuga da realidade, o total abandono das formas e das cores reais, da figuração (das figuras, das imagens reconhecíveis. Frequentemente parte-se de algo real: as formas retangulares de Mondrian representam a selva de concreto, a cidade. As formas livres de Kandinski muitas vezes são materializações de sensações que a música provoca. Não é um movimento único: são vários movimentos que surgem após a 1ª guerra e inspiram outros após a segunda guerra.

Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, caracteriza-se pelo interesse ideológico na arte. Sua produção preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. Há uma estreita relação com a ascenção do fascismo italiano, opondo-se aos socialismo. Publicam um manifesto, explanando suas ideias acerca da arte, escrito pelo poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti, e publicado no jornal francês Le Figaro em 20 de fevereiro de 1909. Este manifesto marcou a fundação do Futurismo, um dos primeiros movimentos da arte moderna. Consistia em 11 itens que proclamavam a ruptura com o passado e a identificação do homem com a máquina, a velocidade e o dinamismo do novo século. Trabalhavam sobreposições de formas repetidas pra criar a ilusão de movimento.

Cubismo: resultado das experiências de Pablo Picasso (1881 – 1973) e de Georges Braque (1882 – 1963), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas, o abandono da perspectiva tradicional, mostrando a realidade desconstruída, as múltiplas vistas simultâneas e em ordem aleatória. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens.

Dadaísmo: surgido em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), constitui um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Por isso, os dadaístas são contra as teorias e ordenações lógicas. Fazem da loucura e do nonsense o tema de suas obras, como forma de protesto. Trabalham com a combinação aleatória de objetos prontos, os readymades; introduzem as instalações, ambientes onde a experiência sensorial é mais importante que o objeto artístico em si. Ao combinarem objetos cotidianos e tirando seu significado contestam inclusive as concepções de arte, questionando o valor de uma obra.

Surrealismo: como o Expressionismo, preocupa-se com a sondagem do mundo interior, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho. Esse fascínio pelo que transcende a realidade aproxima os surrealistas das ideias do psicanalista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939). Do Dadaísmo, herdam a combinação aleatória de objetos desconexos, criando imagens oníricas que flertam com a loucura.

Fonte: Vanguardas Europeias - resumo, dicas e questão comentada. Disponível em <http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vanguardas-europeias-resumo-dicas-questao-comentada-598933.shtml> em 31 out 2013

Seguem vídeos sobre o tema, pinçados dos canais de sempre, como os dos professores Fulvio Pacheco e Luiz Carlos Capellano e outros como os da professora Marina Baffini, de Sheilim e Rierlo, no Youtube. Sobre esses últimos não há informações, mas os videos estão bem resumidos e valem o click.

Expressionismo e Fauvismo - Profª Marina Baffini

a

Expressionismo - Sheilim


Abstracionismo - Sheilim


O Abstracionismo - Luiz Carlos Capellano


Artistas Abstratos - Sheilim
Este video passeia pelo abstracionismo, desde o período entre guerras até a contemporaneidade.


Futurismo - Sheilim


Futurismo - Rierlo


Cubismo - Fulvio Pacheco


Artistas Dadaístas - Sheilim


Surrealismo - Fulvio Pacheco


Abraço!

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário