sábado, 30 de março de 2013

Aula #007 - Arte Moderna: Impressionismo

Não há consenso... alguns autores consideram o Impressionismo como o primeiro movimento moderno. Outros não. Segue breve resumo sobre o movimento.

Principais influências para o Surgimento da Arte Moderna:

Fotografia: Registro do cotidiano, Luz e foco, Enquadramento e cortes inusitados.
Manet: Inovação temática, Pinceladas imprecisas.
Arte Oriental (Japonismo): Uso das cores complementares para orientar o olhar, valorização e luminosidade, traços econômicos e estilização.

Impressionismo: Tudo começou com um grupo de jovens pintores que rompeu com as regras da pintura vigentes até então. Uma tentativa de aproximação objetiva da percepção visual da realidade, em termos de efeitos de transição da luz e da cor.

• A cor é uma qualidade permanente na natureza e se modifica de acordo com a posição do sol.
• A linha não existe na natureza.
• As sombras não são pretas, nem escuras, são luminosas e coloridas.
• A aplicação dos reflexos luminosos do contraste das cores: um amarelo próximo a um violeta produz uma impressão de luz e de sombra muito mais real do que o claro-escuro barroco.
• As cores não são misturadas na paleta, são dispostas dissociadas na tela provocando a mistura ótica.
• Primeira exposição coletiva (Paris, abril de 1874): o público e a crítica reagiram mal, pois ainda se mantinham fiéis ao academicismo. O nome do movimento é derivado da obra "Impressão, nascer do sol" (1872), de Claude Monet, termo usado de maneira pejorativa pela crítica na ocasião.
• Pintura rápida, ao ar livre - instantâneo da natureza.
• Corte: enquadramento fotográfico.
• Temática: cotidiano, paisagens, flores (natureza-morta).
• Principais nomes: Monet (paisagens e flores), Renoir (senhoritas com feições angelicais), Degas (bailarinas e composições equestres).

O link para baixar a apresentação vista em sala: "006_art_mod_impres".

Baixe o texto com atividade clicando em "texto_ativ_04_hist_art_3EM". Este texto contém material sobre o Naturalismo, o Impressionismo, o Pós-impressionismo e o Pré-modernismo brasileiro.

Mas você TAMBÉM DEVE BAIXAR O QUADRO COMPARATIVO DOS ARTISTAS IMPRESSIONISTAS "texto_ativ_04a_hist_art_3EM", que contém as diferenças e semelhanças entre o realista Manet e os impressionistas Monet, Renoir e Degas.

Segue novamente um vídeo, já postado anteriormente, de um do professores citados nas aulas anteriores, para complementar seus estudos.

A Arte do Século XIX - Luiz Carlos Pellano
Um passeio pela arte do século XIX abordando movimentos como o Academicismo (Neoclássico, Romantismo, Realismo), o Impressionismo e o Pós Impressionismo. Importante: ignorar a classificação de Van Gogh como expressionista. Ele é pós-impressionista. Sua pintura é precursora do movimento moderno expressionismo, pois tem características semelhantes... um erro comum de classificação. Abordaremos isso em outras aulas.

 

A Música Impressionista, se é que podemos chamá-la assim, usa as pausas entre pequenas frases musicais, como se fossem pequenos recortes fotográficos de uma grande paisagem musical romântica, como podemos perceber em obras de Debussy e Fauré.

Clair de Lune - Claude Debussy

 

 Pavane, Opus 50 - Gabriel Fauré

 

Abraço! 

Fabio Vicente

Nenhum comentário:

Postar um comentário