sexta-feira, 25 de abril de 2014

Opção de carreira: Bacharelado em História da Arte

Olá, Criaturas!

Outro dia me perguntaram sobre sobre opções de cursos em nível superior para formação em História da Arte. Aí vão algumas informações:

(...)Esse profissional é especialista na área de cultura e artes, desde as manifestações tradicionais, como pintura, escultura e gravura, até as que utilizam outras linguagens, como cinema e web. Pode atuar como crítico, gestor, consultor e curador de exposições e eventos culturais e artísticos. Define as obras e os artistas que participarão de uma mostra e faz a concepção e a supervisão da exposição. Em museus, galerias, centros culturais e institutos de arte, planeja ações como visitação pública e conservação do patrimônio e cuida da administração do estabelecimento. Também pode ocupar-se de acervos particulares ou de empresas.(...) (Fonte: Guia do Estudante)

Como área de formação específica, o curso existe em opções de Bacharelado, Licenciatura e Pós Graduação. Mas também faz parte da grade curricular de cursos da área de Arte e Design como: Arte, Artes Visuais, Desenho Industrial, Design, Moda, Teatro/Artes Cênicas, Música...
Como formação específica em nível de bacharelado, pode ser encontrado nas Universidades listadas abaixo. A melhor cotada entre elas é a UERJ, mas há boas opções em São Paulo, como a Unifesp e a PUC. Veja detalhes nas páginas linkadas a seguir:






Abraço!

Fabio Vicente