segunda-feira, 10 de junho de 2013

Aula #014: Arte Antiga - Arte Clássica - Roma

- Senso de realismo e utilitarismo - por toda parte em que estiveram, estabeleceram colônias e construíram casas, templos, termas, aquedutos, mercados e edifícios governamentais.
- Herança - Etruscos e Gregos. Da arte etrusca, popular e voltada para a expressão da realidade vivida, e a da greco-helenística, orientada para a expressão de um ideal de beleza. Da influência etrusca os romanos herdaram o arco e a abóbada (amplos espaços internos, com menos colunas e mais de um pavimento). Da Grécia, as estátuas decoraram os palácios dos grandes romanos. E criaram a concretagem com argamassa à base de pozzolana, que deu liberdade às formnas arquitetônicas e permitiu o surgimento do afresco - Pintura - e do mosaico - "colagem" - executados quando a argamassa ainda estava fresca.
- Princípios estéticos na arquitetura: • superposição de ordens: dórica no andar inferior, jônica no centro e coríntia no superior, formando a chamada ordem compósita; • busca do útil imediato; • grandeza material, realçando a idéia de força; • energia e sentimento de durabilidade; • predomínio do caráter sobre a beleza; • visão do colossal e do excessivo, inclusive na decoração.
- Principais construções: 1) Religião: templos; 2) Comércio e civismo: a basílica; 3) Higiene: as termas; 4) Divertimentos: o Circo (Arena) e o Teatro (Anfiteatro); 5) Monumentos decorativos: Arcos e colunas triunfais.
- Pintura - retratística e decoração parietal. Perspectiva convencional, imitação das cores por "trompe-l'oeil" e por motivos arquitetônicos ilógicos, meramente decorativos.
- Temática - cenas eróticas, cenas de magia e cenas semelhantes às do estilo francês do século XVIII.
- Escultura - Os romanos eram grandes admiradores da arte grega, mas, por temperamento, eram muito diferentes dos gregos. Por serem realistas e práticos, suas esculturas são uma representação fiel das pessoas e não a de um ideal de beleza humana, como fizeram os gregos.

Para baixar a apresentação sobre arte na Roma Antiga, clicar em "014_roma".
Para baixar texto de apoio com questões sobre arte na Roma antiga, clicar em "2013_texto_ativ_08_hist_art_3EM".

Do material em video pinçado do Youtube temos um curta-metragem produzido por acadêmicos de Design Gráfico da Faculdade Atual da Amazônia com o objetivo de expor um resumo do que era a Arte da Roma Antiga e um documentário da página do Prof. Guiomar Lima, o qual não tenho mais nenhuma informação, mas o vídeos estão bem bacanas.

Arte Romana



Documentário Arte Romana



Abraço!

Fabio Vicente

Aula #013: Arte Antiga - Arte Clássica - Grécia

- Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração intelectual em que predominam o ritmo, o equilíbrio, a harmonia ideal. Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a medida de todas as coisas”; e a democracia.

- Enquanto os egípcios procuravam fazer uma figura realista de um homem, o escultor grego acreditava que uma estátua que representasse um homem não deveria ser apenas semelhante a um homem, mas também um objeto belo em si mesmo.

- Kouros - figuras masculinas nuas, eretas, em rigorosa posição frontal e como peso do corpo igualmente distribuído sobre as duas pernas.

- Evolução - Períodos Arcaico, Clássico e Helenístico. O artista demonstra interesse por um naturalismo aliado à busca da perfeição geométrica - elaboração de cânones de construção anatômica baseados na cabeça como medida padrão, usados durante toda a arte clássica, renascentista e acadêmica.

- Esculturas - bronze substitui em parte o mármore - material mais resistente permitia ao artista criar figuras que expressassem melhor o movimento.

- Pintura - apareceu como elemento de decoração da arquitetura e encontrou também uma forma de realização na arte da cerâmica, a pintura vascular.

- Caracteres da arquitetura grega: Ex. Parthenon
• o predomínio da horizontal sobre a vertical;
• planta retangular;
• colunatas rodeando os edifícios;
• frontão triangular.

- A arquitetura grega possuía três ordens arquitetônicas: Dórica (colunas mais grossas de capitel de base lisa), Jônica (colunas mais delgadas com ornamentação de uma grande espiral, a Voluta) e a Coríntia (colunas mais ornamentadas em seu capitel) mais luxuosa e decorativa.

- Principais monumentos da arquitetura grega: Templos, Teatros, Ginásios e Pórticos.

- Música e Teatro - Parte essencial da educação, a música dos gregos era monódica, isto é, de uma só voz. Por ocasião dos banquetes, o canto e a dança eram o principal divertimento. Quase toda cidade grega possuía o seu teatro. Comparecer ao teatro, principalmente nos feriados religiosos, era dever do cidadão. Nesses feriados celebravam-se os feitos dos deuses com a dança e cantos em sua honra. Esses cantos eram chamados ditirambos - Como Dionísio era simbolizado pelo bode (trágos, em grego) os ditirambos eram chamados de tragédias.

Para baixar a apresentação sobre arte na Grécia Antiga, clicar em "013_grecia".
Para baixar texto de apoio com questões sobre arte na Grécia antiga, clicar em "2013_texto_ativ_07_hist_art_3EM".

Seguem vídeos sobre o tema. Pincei videos do Professor Fúlvio Pacheco e da Professora Eliane Gomes, que vocês já conhecem de postagens anteriores.

Arte Grega - Profº Fulvio Pacheco



História da Arte - Arte Grega



Fabio Vicente